Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

09/12/2018 06h13

Conheça a Crioterapia Capilar

A técnica visa diminuir ou mesmo evitar a queda de cabelo durante o tratamento quimioterápico

Oncoclinica
Crioterapia Capilar

Com o objetivo de amenizar os efeitos da quimioterapia sobre os cabelos e preservar a autoestima do paciente, a Oncoclínica oferece a crioterapia capilar. Conheça mais sobre a técnica abaixo:

O que é?

É uma técnica que consiste em resfriar o couro cabeludo durante as sessões de quimioterapia. Isso faz com que diminua a circulação de sangue no couro cabeludo, o que protege os folículos capilares.

O método não é uma forma de tratamento do câncer, mas sim de preservação da autoestima do paciente nesse momento delicado da vida.

Como é a crioterapia?

Coloca-se uma touca na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes do início da sessão de quimioterapia que resfria o couro cabeludo. A touca não pode ser retirada até uma hora e meia depois do procedimento. Isso fará com que os vasos sanguíneos permaneçam fortes e evitem a queda de cabelo nessa região.

Como a crioterapia ajuda a evitar a queda de cabelo?

Através da touca, que é colocada na cabeça do paciente antes do início da sessão de quimioterapia, é resfriado o couro cabeludo. Conforme o couro cabeludo vai resfriando, há uma diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares, o que promove uma menor absorção da medicação nessa região, evitando ou reduzindo a perda dos fios ao longo do tratamento.

A crioterapia funciona para todos os tipos de câncer?

Somente seu oncologista é capaz de avaliar se o seu tratamento pode ou não ser usado para tentar evitar a perda dos cabelos.

Há efeitos colaterais?

Geralmente a crioterapia não tem efeitos colaterais, contudo, é comum que alguns pacientes apresentem sensibilidade no couro cabeludo logo após o início do tratamento e tenham cefaleia quando já tem tendência a ter esse problema.

Por que a quimioterapia causa perda de cabelo?

A quimioterapia afeta células que estão na fase de divisão ou crescimento. Todas as células do corpo são afetadas pela quimioterapia.

Isso significa, que mesmo células saudáveis, especialmente as células com alta taxa de crescimento, como o cabelo, provavelmente serão afetadas pela quimioterapia.

Quanto tempo dura o tratamento de resfriamento do couro cabeludo?

A técnica é operada pelo staff clínico e será usado durante cada sessão de quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo deverá começar pelo menos 30 minutos antes do início da quimioterapia, continua durante a infusão, e deve prosseguir por um período definido após a conclusão do tratamento, por mais de 60 a 120 minutos, após a quimioterapia.

Quer saber mais? Entre em contato com a Oncoclínica.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados