Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

12/12/2019 00h22

Previna-se contra o câncer de pele

Campanha faz alerta de conscientização sobre o tipo de câncer mais comum no mundo

O câncer mais comum no Brasil e no mundo é o que atinge a pele. No Brasil, o mês que dá início ao verão foi escolhido para repercutir sobre o assunto. A campanha “Dezembro Laranja” faz um alerta de conscientização sobre o câncer de pele não melanoma.

Em geral, este tipo de câncer manifesta-se como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros. Não é preciso ter medo de se expor ao sol, mas há cuidados que precisam ser observados.

Principais fatores de risco

O principal fator para o aparecimento do câncer de pele é o descuido na exposição à radiação ultravioleta – tanto em atividades recreativas quanto nas condições de trabalho das pessoas que exercem atividades ao ar livre, a exemplo de pescadores, trabalhadores do campo e da construção civil.

De acordo com a dermatologista Dra. Roberta Guedes, pacientes com pele branca, com olhos claros, cabelos claros (loiros e ruivos) estão em risco também. “Pacientes que já tiveram ou tem uma história familiar positiva para câncer de pele são pacientes de risco e devem se consultar pelo menos uma vez ao ano com um dermatologista, em busca de lesões suspeitas, visando sempre a prevenção”, explicou.

Medidas de prevenção

A recomendação principal é o uso do protetor solar com fator 30 ou superior. Em alguns casos é necessário o uso de fatores mais altos, mas isto só um médico especialista pode fazer a indicação correta.

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas se houver exposição contínua ao sol. Após um banho de mar ou de piscina, deve-se secar a pele e aplicar mais uma vez o protetor.

Nas crianças os cuidados devem ser redobrados e vão além do protetor solar. Os pais ou responsáveis precisam colocar nelas camisas de proteção UV, chapéu e óculos escuros.


________


Acompanhe o conteúdo informativo sobre o assunto no nosso Instagram . 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados