Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

12/01/2020 07h28

Confira cinco alimentos que podem causar câncer

Ao eliminar ou reduzir alguns alimentos do consumo diário, é possível diminuir as chances de desenvolver câncer

Grãos integrais, frutas e vegetais verdes folhosos são benéficos para a saúde. Apesar de não terem potencial para o prevenir o câncer, o consumo diário destes alimentos proporciona mais chances para reduzir os riscos de desenvolver a doença. Porém, há alguns grupos de alimentos que são prejudiciais e podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver determinados tipos de câncer. 

Diminuir ou eliminar o consumo de alguns alimentos, que são considerados notavelmente cancerígenos, é possível reduzir as chances de desenvolver câncer. Confira, na lista abaixo, cinco alimentos que podem causar câncer: 

1 - Bebidas alcoólicas

Dados da Sociedade Americana de Câncer indicam que o álcool – mesmo consumido em pequenas quantidades –, pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer. Já o uso regular ou excessivo de bebidas alcóolicas pode elevar as chances do desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, cólon e reto. 

2 – Leite e derivados do leite

Apesar de ricos em cálcio (importante no consumo diário para uma dieta equilibrada), o leite e os derivados dele, como o queijo, têm gordura saturada e colesterol na composição. 

Uma alta ingestão de alimentos lácteos pode aumentar a chance do desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo Physicians Health Study, um estudo de 28 anos com mais de 21.000 pessoas, indicou que os indivíduos que consumiram mais de 2,5 porções de laticínios por dia apresentaram mais chances de desenvolver câncer de próstata. 

3 - Carnes processadas

As carnes processadas incluem salsicha, cachorro-quente, calabresa, carne seca, presunto e bacon. Além destas, estão neste grupo todas as carnes que foram curadas, defumadas, salgadas, enlatadas ou secas. 

Eles alimentos podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer colorretal. 

O consumo de um cachorro-quente ou bacon, diariamente, pode elevar o risco de câncer em 18%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

4 . Alimentos em conserva

Os alimentos em conversa podem aumentos os riscos de desenvolver câncer de estômago, de acordo com estudos realizados no Reino Unido. 

Segundo um estudo da revista American Association for Cancer Research, foi possível observar uma probabilidade 50% maior de câncer gástrico associado ao consumo de alimentos em conserva. 

5 . Carboidratos refinados e açúcar 

Os carboidratos refinados estão presentes no pão branco, arroz branco, macarrão, refrigerantes e sucos de frutas. As pessoas que consomem estes alimentos em demasia têm mais chances de desenvolver câncer de cólon. A recomendação é que sejam consumidos grãos integrais e alimentos com carboidratos complexos, que estão presentes em frutas e legumes. 

O açúcar é outro alimento que, consumido em excesso, traz prejuízos à saúde. Estudos indicam que os níveis elevados de glicose e insulina no corpo aumentem a inflamação e o risco de câncer. 


__________

Acompanhe o conteúdo informativo sobre o assunto no nosso Instagram . 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados