11/02/2020 00h31

Câncer de pâncreas é mais comum entre os homens

Tipo mais frequente de câncer no pâncreas, que ocorre em 90% dos casos, é o adenocarcinoma

O pâncreas é o órgão responsável pela produção do suco gástrico e por hormônios como a insulina. Esse tipo de câncer ocorre quando o pâncreas é acometido por células cancerosas que desenvolvem lesões como o carcinoma ductal no qual as células recobrem os ductos pancreáticos por onde o suco pancreático é transportado. A incidência maior é entre os homens - 1 em 63 para homens e 1 em 65 para mulheres, segundo o Instituto Oncoguia.

A maioria dos casos ocorre na região chamada de cabeça do órgão e seu diagnóstico muitas vezes é realizado em fase avançada. O tipo mais frequente de câncer no pâncreas, que ocorre em 90% dos casos, é o adenocarcinoma.

O risco para a doença aumenta com a idade, sendo mais presente após os 50 anos, principalmente entre os 65 e 80, e sua incidência é maior em pessoas do sexo masculino.

Apesar disso, alguns outros fatores de risco não hereditários também podem levar ao problema como:

- Cigarro;

- Obesidade;

- Diabetes tipo 2; e

- Histórico familiar.

Sintomas
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os sintomas da doença estão fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela, náuseas e dores nas costas.

Ainda de acordo com o INCA, essa variedade de sinais e sintomas não são específicos do câncer de pâncreas, e esse é um dos fatores que colabora para o diagnóstico tardio da doença -  chamar atenção para o diabetes, que tanto pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, como uma manifestação clínica que antecede o diagnóstico da neoplasia.

Prevenção
Assumir um estilo de vida saudável – com mais atividade física e uma alimentação balanceada –  é a melhor forma de prevenir o câncer de pâncreas. Evitar o consumo exagerado de bebida alcóolica, a exposição ao tabaco (de forma ativa ou passiva) são fatores que contribuem para manter nível de gordura corporal adequado e evitar o sobrepeso e a obesidade, que podem levar ao desenvolvimento de diabetes (que também aumenta o risco para câncer de pâncreas).

Imagens