01/03/2020 05h34

Observe seu corpo: Saiba quais os sintomas do câncer do colo do útero

Câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento que apresenta sintomas nas fases mais avançadas

O câncer do colo do útero, que também é conhecido como câncer cervical, normalmente não tem sintomas no início – a detecção é realizada por exames ginecológicos de rotina, a exemplo do Papanicolau. Quando a doença avança, alguns sintomas são mais perceptíveis. Por isso, é preciso ir com frequência ao ginecologista e realizar os exames preventivos, para ser realizado o tratamento precoce em caso de surgimento do câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Em casos mais avançados, os sintomas são os seguintes:

Sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual;

Secreção vaginal anormal;

Dor abdominal associada a queixas urinárias e intestinais;

Massa palpável no colo do útero;

Hemorragias:

Perda de apetite e de peso.

Este tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Alguns fatores aumentam o câncer de desenvolvimento da doença, entre eles pode-se destacar o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, segundo o INCA.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.