Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

27/07/2020 08h00

No ambiente de trabalho, a melhor prevenção é não se expor às substâncias cancerígenas

Para estudiosos, empregadores e trabalhadores precisam de mais esclarecimentos sobre os riscos presentes no trabalho

INCA

Cerca de 80% dos tumores malignos podem estar relacionados à atividade profissional e ao ambiente de trabalho. A afirmação é do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que aponta entre os tipos: pulmão, próstata, estômago, esôfago, pâncreas, rim, tireoide, colo uterino, ovário, mama, pele, fígado, laringe, faringe, bexiga, leucemias, cólon e reto, entre outros.

Conforme pesquisas mundiais sobre câncer relacionado ao trabalho, as substâncias mais comuns associadas ao desenvolvimento de tumores malignos vão desde o amianto (ou asbesto) - classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como cancerígenas - até produtos supostamente inofensivos, como poeiras de madeira e de couro, além de medicamentos, como os antineoplásicos, por exemplo.

Cabeleireiro, piloto, comissário de bordo, farmacêutico, químico e enfermeiro estão entre os profissionais mais vulneráveis ao desenvolvimento do câncer. No Brasil, a Previdência Social tem concedido anualmente milhares de benefícios de auxílio-doença, sendo que pouquíssimos notificam a procedência correta da doença.

Para médicos especialistas em Oncologia, os empregadores e trabalhadores precisam de mais esclarecimentos sobre os riscos presentes no trabalho laboral que desenvolvem, assim adquirem conhecimento suficiente para compreender a necessidade do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e do respeito às normas de segurança.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2020. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados