Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

24/08/2020 08h00

Autocuidado é a maior arma contra os cânceres de cabeça e pescoço

O tabagismo, as bebidas alcoólicas e a exposição exagerada ao sol são os grandes vilões

Segundo a Associação de Câncer de Boca e Garganta e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a expectativa é que entre 35 mil e 40 mil brasileiros desenvolvam tumores em 2020. Os hábitos prejudiciais à saúde como fumar, consumir bebida alcoólica e exposição exagerada e indevida ao sol são os grandes responsáveis por tamanha estimativa.

São cânceres que acometem, entre outras localizações, a boca, a laringe, a faringe, o pescoço, os seios nasais, a pele da face. Uma das grandes dificuldades no tratamento é a procura tardia pelo médico, já que o diagnóstico é dado com a evolução da doença, fator que aumenta a possibilidade de tratamentos que comprometam a qualidade de vida do paciente.

“É por isso que apelamos tanto para que as pessoas observem seus corpos e, ao menor sinal, procurem imediatamente um médico. Uma ferida na boca, por exemplo, que não cicatriza por mais de 15 dias, dificuldade ou dor para engolir, caroços na região ou rouquidão prolongada demandam a atenção imediata de um especialista.”, afirmou a médica oncologista Patrícia Amorim.

No contexto dos tumores de cabeça e pescoço, a vacinação contra o HPV merece destaque, já que a infecção pelo papilomavírus humano contribui para o aumento na incidência do câncer de cavidade oral em jovens. Para mais esclarecimentos, procure os serviços qualificados da Oncoclínica, em Maceió, por meio dos telefones (82) 3231-5754 ou 3327-4659.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2020. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados