Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

04/09/2020 08h00

Oncoclínica recomenda mais conversas, mais presença e mais lazer entre doentes e pessoas queridas

Desde que sejam respeitadas as orientações médicas e adotados todos os hábitos de preservação à saúde

Enfrentar o câncer é sempre um desafio muito difícil; porém, com o apoio de pessoas queridas, o tratamento pode ganhar ânimo, vontade e mais desejo de vitória. Para ajudar quem não saiba como acalentar quem vive esse sofrimento, a Oncoclínica recomenda mais conversas, mais presença sentimental e mais atividades de lazer.

É importante ouvir quem convive com a doença. Como ela está se sentindo em relação ao diagnóstico e se deseja conversar mais sobre esse assunto. Sendo assim, demonstração de interesse e disponibilidade para ouvir são sempre bem-vindas, ainda que os assuntos pareçam sem importância. Só não é legal invadir espaços cujas portas não foram abertas.

Geralmente a pessoa em tratamento ainda quer se sentir ativa, mas pode estar debilitada e/ou depressiva. É nessa hora que ir às compras, cozinhar, lavar a louça e outras tarefas cotidianas merecem ser partilhadas – com os devidos cuidados, entretanto, se esperar pelo pedido, talvez nunca aconteça. Nesse momento a sabedoria é sentir quando é viável agir.

Os efeitos colaterais do tratamento também abalam o psicológico, geram mudanças de humor e alterações físicas indesejáveis. Se houver proximidade, apresente possibilidades que possam aliviar a tristeza, desde um passeio até a compra de algo que vai gerar sensação de alegria. O que importa, na verdade, é sentir que nessa batalha não existe solidão.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2020. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados