Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

28/12/2020 12h15

Maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado com hábitos de prevenção

É importante o uso diário do protetor solar, a não exposição excessiva ao sol e a consulta regular ao médico

A pele, maior órgão do corpo humano, é composta por duas camadas: a epiderme, na parte externa, e a derme, na parte interna. Além de regular a temperatura do corpo, ela serve de proteção contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes químicos (ingestão de arsênico, exposição a raios-X e rádio).

Devido a constante e intensa incidência dos raios solares no Brasil, o câncer de pele é uma realidade que preocupa toda a classe médica nacional, em especial os dermatologistas e oncologistas. Isso porque ainda não faz parte da rotina dos brasileiros o uso diário do protetor solar, bem como a não exposição excessiva ao sol, tampouco a consulta regular ao médico.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 185.380 brasileiros descubram, neste ano, que possuem a doença. A do tipo não melanoma é a mais frequente e corresponde a cerca de 30% dos tumores malignos registrados, enquanto o tipo melanoma, com origem nas células produtoras de melanina, acomete com mais frequência adultos de cor de pele branca.

“Por outro lado, o prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado em sua fase inicial. O do tipo não melanoma apresenta altos percentuais de cura, quando detectado precocemente. Porém, se não tratado adequadamente, pode deixar mutilações muito expressivas. Essa é uma das razões da campanha e da necessidade de observar o próprio corpo”, argumentou a médica oncologista Patrícia Amorim.

É recomendável não estar em ambientes sem sombra no período entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios solares é mais intensa, como também é importante o uso de roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros (com selo de proteção certificada), sombrinhas e barracas.

“É fundamental que o uso do filtro solar seja diário, no fator de proteção que o seu médico recomendar para a sua pele, assim como é imprescindível que seja aplicado minutos antes de ir ao sol e que seja aplicado mais uma vez após o banho de mar ou piscina. Se quiser saber a quantidade: no rosto, ponha a porção de uma colher de chá; no tronco – frente e costas – duas colheres; em cada braço, uma colher; e para cada perna, duas colheres”, acrescentou a médica. 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados