Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

30/07/2021 18h06

Vínculo afetivo entre pai e filho também é importante no tratamento do câncer

O autocuidado entre os homens pode ser melhor promovido com a figura paterna

Psicóloga Antonísia Ribeiro defende que os laços afetivos entre pais e filhos são importantes.

Desde o período de suspeita até a cura do câncer, o companheirismo ajuda no enfrentamento da doença. Isso em qualquer relação, entre namorados, amigos e familiares. Os pais são fundamentais durante esse processo e a presença da figura masculina pode impor mais força e esperança na superação.

Seja o pai ou o filho diagnosticado com o câncer, o vínculo afetivo é muito importante e saudável. Não é desvalorizando a mãe e os demais parceiros motivacionais, mas a relação entre pai e filho também é tão importante quanto as demais e, muitas vezes, lamentavelmente, relatada como inexistente.

“Os laços afetivos entre pais e filhos são desenvolvidos e fortalecidos principalmente no dia a dia, e isso é importante para que a criança cresça saudável e torne-se um adulto confiante, resgatando sempre que possível, em situação ameaçadora, essa criança acolhida por esse pai. Dessa forma, esse adulto, muitas vezes regredido pelo adoecimento e adversidades da vida, resgata conteúdos psíquicos para enfrentamento das doenças, tanto corpóreas quanto psíquicas”, afirmou a psicóloga Antonísia Ribeiro.

Vale destacar que o autocuidado facilita a detecção precoce de doenças e favorece a eficácia do tratamento. Além disso, uma pessoa que conhece a própria saúde pode entender melhor o funcionamento do próprio organismo, evitando, assim, situações que provavelmente não renderão boas consequências. 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados