Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

17/11/2021 08h15

Apesar de raro, o câncer de pênis matou 458 brasileiros em 2019

A doença está associada a pobreza, falta de higiene e contaminação pelo vírus HPV

Ilustração

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, 458 brasileiros morreram por causa da doença em 2019.

A doença está associada a pobreza, falta de higiene e contaminação pelo vírus HPV. Embora raro, o câncer de pênis é um problema de saúde pública no Brasil entre as pessoas mais pobres e com baixo grau de escolaridade. Também é importante ensinar os meninos desde cedo como devem realizar a sua higiene íntima, que deve acontecer diariamente.

“A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar o tumor na fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de o tratamento ser bem-sucedido. Ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos. O diagnóstico precoce também diminui efeitos colaterais do tratamento e agiliza a recuperação”, pontuou a oncologista Patrícia Amorim.

É importante destacar que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento do câncer e o risco de amputação total do pênis, o que traria consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, repetindo, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura e menos traumático é o tratamento.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados