Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Centro de Estudos

Objetivo

O Centro de Estudos Professor Úlpio Miranda foi criado para desenvolver atividades pedagógicas e promover projetos e campanhas de esclarecimento junto à comunidade sobre a prevenção do câncer:

- Para tanto, disponibiliza biblioteca com rico acervo científico. Possui ainda um confortável auditório, onde constantemente são ministrados cursos e seminários. O Centro mantém também convênios com a Pró-Reitoria de Extensão da UFAL, para intercâmbio de estudantes nas áreas de saúde, além de ser parceira da Diagnose para a realização de curso e palestras médicas.

- O Centro de Estudos criou o projeto “Prevenção & Arte”, que periodicamente realiza mini-palestras e oficinas recreativas direcionadas a crianças de escolas públicas, a fim de despertar a importância dos primeiros cuidados para a prevenção do câncer.

Professor Úlpio Miranda:
Um capítulo à parte na Medicina Alagoana

O cirurgião oncológico Úlpio Paulo de Miranda nasceu com uma missão especial: dedicar a sua vida integralmente à Medicina. O amor à profissão norteou toda a sua existência e seu nome deixou relevantes marcas na história da cirurgia oncológica alagoana. O despertar para a missão médica estava impregnado em suas veias e foi herdado do seu pai, cirurgião geral e professor de Anatomia, que o influenciou significativamente sobre o compromisso e seriedade inerentes ao “ser médico”.

O destaque profissional deste alagoano aconteceu, principalmente, pela prática de uma de suas grandes paixões: formar profissionais capazes de engrandecer a área médica de Alagoas. Como professor de Anatomia e de Cirurgia Oncológica da Universidade Federal de Alagoas foi alvo de comentários pela irreverência e originalidade de suas aulas, sempre com o compromisso de passar os conhecimentos aos seus alunos de forma inovadora. “Nunca medi esforços para investir nas minhas aulas. Sempre dei mais importância a uma aula bem elaborada do que simplesmente a aplicação de provas e notas, por esse motivo fui muito criticado pelos professores, afinal, eu não vivia em Havard, eu vivia em Maceió”, comentou.

Por ser um profissional sempre em busca de novos conhecimentos e bem relacionado, Úlpio tornou-se um médico conceituado tanto no Brasil quanto no exterior. As viagens constantes, sobretudo a Chicago e New York, o mantinham sempre atualizado. Na trajetória de sua vida ocupou cargos de destaque que marcaram a sua carreira profissional. Quando o projeto Hope chegou ao Brasil - na cidade de Natal, em 1972, tendo como finalidade levar os últimos avanços da Medicina aos países subdesenvolvidos, através de um navio-hospital -, o cirurgião oncológico Úlpio Miranda ficou à frente na seleção e supervisão da equipe médica brasileira. Este projeto foi de suma importância, sobretudo para os Estados de Alagoas e Rio Grande do Norte.

O respeito profissional adquirido ao longo dos anos em suas atividades médicas propiciou ao doutor Úlpio atribuições importantes e de grande representatividade. Sua atuação como médico do presidente da República, Fernando Collor de Melo, rendeu a Alagoas a concretização de uma das obras mais importantes para a saúde pública do Estado: a construção do Hospital Universitário. Úlpio Miranda estará sempre na lembrança dos seus alunos e seguidores como um capítulo à parte na história da Medicina e da cirurgia oncológica de Alagoas. Em entrevista ao jornal Tribuna de Alagoas, em fevereiro de 2001, ao ser indagado sobre o que gostaria que fosse lembrado em sua vida daqui a cem anos, declarou: “A lembrança do que consegui realizar em benefício dos meus pacientes e a minha vida como professor universitário”.

* 1941 + 2002

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2020. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados