24/07/2018 09h16

Julho Verde: um alerta para o câncer de cabeça e de pescoço

SBCCP

Trata-se de uma nomenclatura que envolve os tipos de cânceres situados na região da cabeça e pescoço, faringe, laringe, boca, seios da face, palato etc, que geram muita preocupação e cuidado. Com o objetivo de alertar, prevenir e levar a público o conhecimento do problema, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço instituiu o mês de julho como o mês verde no qual se tenta combater o problema. No dia 27, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de cânceres, os mais comuns são o de boca e de garganta. Uma das doenças mais comentadas e relacionada com o problema é a infecção pelo papilomavírus (HPV) que tem contribuído com o crescimento do número de câncer de faringe.

Uma das formas de adquirir a doença é através do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos da doença surgem anualmente no Brasil

Tipos de câncer de cabeça e de pescoço

Apesar dos tipos de câncer mencionado acima, o mais frequente, com cerca de 90% dos casos da doença na região da cabeça e do pescoço, é carcinoma epidermoide que, segundo estimativas do INCA, acometem com mais frequência homens na faixa dos 60 anos de idade e chega a representar o segundo tipo de doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.

O diagnóstico precoce e agilidade em iniciar o tratamento são fundamentais para a cura do problema; contudo, quando o tratamento e o diagnóstico são tardios, 60% dos pacientes ficam com sequelas.

Como prevenir

- Não fume;

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

- Vacine-se contra o HPV;

- Use preservativos;

- Mantenha uma boa higiene bucal, consultando periodicamente um bom dentista e médico; e

- Mantenha uma alimentação equilibrada.