Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

03/02/2020 10h59

Dia Mundial do Câncer reforça importância da conscientização e da prevenção

Campanha vem com esse tema para reforçar, nas pessoas, a ideia de que é possível progredir no combate ao câncer

O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo. Para repercutir o assunto e estimular a conscientização, foi estabelecido no calendário global de saúde, o Dia Mundial do Câncer, que acontece todos os anos no dia 4 de fevereiro.

Em 2020, o tema é “Eu sou e eu vou”. O slogan é um chamado para que as pessoas assumam o compromisso de tentar reduzir o impacto do câncer no planeta. A Oncoclínica acredita que a maior ação que pode ser realizada é a de conscientização.

A campanha vem com esse tema para reforçar, nas pessoas, a ideia de que é possível progredir no combate ao câncer, seja com ações grandes ou pequenas. “Eu sou e eu vou” é um apelo encorajador à ação, apelando ao compromisso pessoal e representando o poder da ação individual realizada para impactar o futuro.

O Dia Mundial do Câncer tem como objetivo a prevenção de mortes, as quais podem ser evitadas, todos os anos, com educação e conscientização. 

Uma campanha de três anos para impacto. Este ano (2020) marca o meio do caminho a campanha “Eu sou e eu vou”, que começou em 2019 e segue até 2021.

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha criada para inspirar mudanças e mobilizar ações depois de o dia ter passado.

Uma campanha de vários anos, que possui abrangência global e oferece a chance de criar um impacto duradouro, aumentando a exposição voltada para o público e o engajamento na conscientização.

Redução do Câncer

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos. Eles podem ser reduzidos e controlados por meio da implementação de estratégias voltadas à prevenção, à detecção precoce - diagnosticado de forma precoce, o câncer tem alta chance de cura - e ao tratamento de pacientes com a doença.

Fatores de Risco e Prevenção

Em 2018, o câncer foi responsável por 9,6 milhões de mortes no mundo. Aproximadamente 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda.

Estima-se que um terço das mortes por câncer se devem a riscos comportamentais e alimentares. Segundo a Organização Panamericana de Saúde, os fatores de risco são: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física euso de álcool e tabaco. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% das mortes pela doença.

Há, ainda, os cânceres causados por infecções tais como hepatite e papilomavírus humano (HPV) que são responsáveis por aproximadamente 22% das mortes pela doença em países de baixa e média renda.

Os tipos de câncer mais comuns são:

Pulmão (2,09 milhões de casos);

Mama (2,09 milhões de casos);

Colorretal (1,8 milhão de casos);

Próstata (1,28 milhão de casos);

Câncer de pele não-melanoma (1,04 milhão de casos); e

Estômago (1,03 milhão de casos).

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

Pulmão (1,76 milhão de mortes);

Colorretal (862 mil mortes);

Estômago (783 mil mortes);

Fígado (782 mil mortes); e

Mama (627 mil mortes).

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados