Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

08/04/2020 20h43

Prática de hábitos saudáveis ajuda na prevenção do câncer

Recomendação, também, é realizar exames preventivos a cada um ou dois anos

A prática de hábitos saudáveis é uma recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para prevenir o câncer. No decorrer do ano, diversas datas foram instituídas para alertar sobre a conscientização da prevenção do câncer – a doença mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima cerca de 625 mil novos casos no país em 2020.

Para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 8 de abril como Dia Mundial de Combate ao Câncer. Medidas aparentemente simples, como manter uma alimentação e praticar atividade física estão entre os hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção da doença, assim como realizar exames preventivos a cada um ou dois anos – os exames podem aumentar as chances de cura em até 95% dos casos.

O câncer é uma doença de múltiplas causas e com diversas formas de manifestação, no entanto, o INCA lista uma série de indicações que podem auxiliar na prevenção da doença; são elas:

Não fumar
O fumo é uma das principais causas do câncer de pulmão ou de cavidade oral. As substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro, quando inaladas por fumante ou não fumantes, são propícias para o desenvolvimento da doença.

Ter uma alimentação balanceada
A ingestão de frutas, legumes, verduras e cereais integrais traz benefícios para a prevenção do câncer. É preciso ter atenção com os alimentos ultraprocessados e apostar em uma dieta balanceada.

Praticar atividades físicas
A atividade física deve ser realizada de forma regular e frequente, pois a prática é considerada fator de prevenção ao câncer.

Exame do colo do útero
As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem fazer, a cada três anos, o exame Papanicolau, que detecta possíveis alterações nas células do colo do útero.

Vacina contra o HPV
Disponibilizada de forma gratuita na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV deve ser tomada por meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Vacina contra a Hepatite B
Para prevenir o câncer de fígado, a vacina contra a hepatite B é uma das alternativas mais importantes. Ela pode ser tomada por pessoas de qualquer idade e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Evitar o consumo de álcool
Bebidas alcoólicas contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Quando combinadas com outros fatores, elas aumentam as chances de desenvolvimento da doença.

Evitar o consumo de carnes processadas
Produtos como salsicha, linguiça, bacon, salame e mortadela aumentam as chances de desenvolvimento de câncer. Os principais problemas são os conservantes, prejudiciais ao intestino.

Evitar exposição ao sol em horário de pico
Para evitar o câncer de pele, recomenda-se que as pessoas não fiquem expostas ao sol entre as 10h e as 16h. Deve-se usar chapéu ou boné para a proteção da cabeça e aplicar o protetor solar em toda a pele exposta. 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados