Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

11/02/2021 08h19

Dicas para os pacientes com câncer durante o Carnaval

Mesmo sem a folia na rua, a festa pode acontecer com segurança dentro de casa

A. C. Camargo Center
Ilustrativa

O Carnaval é uma festa acolhedora que permite unir pessoas de diferentes características, promovendo mais alegria e interação. No entanto, este ano, devido à pandemia da COVID-19, a folia precisará ser diferente, sem os trios elétricos, sem os frevos nas ruas e sem as casas rodeadas de amigos e familiares.

Para o acometido pelo câncer, além das orientações básicas para a não disseminação do SARS-CoV-2, são necessários mais alguns cuidados específicos. O Instituto A. C. Camargo Center listou algumas dicas que acreditamos ser necessárias repercuti-las com os nossos pacientes:

- Pacientes em tratamento quimioterápico

A principal dica é evitar a aglomeração de pessoas. Também é importante enfatizar que o consumo de bebidas alcoólicas está proibido. E se mantenha hidratado.

- Atenção aos medicamentos 

Bebidas alcoólicas e medicamentos não dão samba. Quando combinados, podem inibir ou aumentar os efeitos, interferindo no sucesso do seu tratamento. Jamais se automedique. Se precisar, busque a orientação do seu médico ou farmacêutico.

- Pacientes em tratamento radioterápico

O ponto de atenção está relacionado à pele: adesivos e pinturas – típicas do carnaval – não devem ser aplicadas nas áreas irradiadas, que também devem estar bem protegidas do sol. Evite os jejuns prolongados.

- Pacientes pós-cirúrgicos

Cada cirurgia exige cuidados específicos. Siga rigorosamente as orientações de seu cirurgião sobre movimentos, alimentação, ingestão de bebidas e uso de medicamentos.

- Cuidados com a alimentação

A alimentação de todo paciente durante o tratamento deve ser saudável e equilibrada. Os cuidados são principalmente em relação à higienização dos alimentos e utensílios, além da hidratação. Evite consumir alimentos fora de casa. Não deixe de seguir todas as orientações do seu nutricionista.

- Pacientes com cateter, drenos e sondas

Precisam ter um cuidado especial para afastar o risco de traumas, perdas ou outras complicações. A dica também é válida para aqueles estomizados há um tempo. Caso esteja com receio de descolamento da bolsa e da base, utilize o cinto de estoma para maior fixação. A criatividade também conta: entre no clima e elabore uma fantasia que ajude na segurança do dispositivo. Lembre-se de esvaziar a bolsinha periodicamente, sempre que atingir 1/3 da capacidade.

- Mais cuidados

De modo geral, evite sair ou viajar para locais com pessoas que não habitem o mesmo lar. Praias, a depender do caso, pode ser possível, desde que longe de outros banhistas. Escolha ambientes frescos e monte o próprio kit com água, medicações, alimentos etc. Tenha sempre alguém com quem contar, caso precise de ajuda.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2024. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados