Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

10/05/2021 10h32

No tratamento do câncer é importante o controle da pressão arterial

A hipertensão é uma preocupação dos oncologistas, principalmente durante o tratamento oncológico

Imagem ilustrativa.

A hipertensão arterial está associada a eventos agudos, como insuficiência cardíaca, Acidente Vascular Cerebral, síndromes coronarianas agudas e insuficiência renal. Entretanto, com a maior sobrevida dos pacientes oncológicos, a hipertensão tem sido uma preocupação dos oncologistas, principalmente durante o tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Segundo a médica oncologista Patrícia Amorim, alguns quimioterápicos podem agravar ou resultado na elevação da pressão arterial. O quadro depende da situação clínica do paciente, do histórico cardiovascular, do tipo do câncer, dos fatores de risco, bem como do tipo e da dose da terapia antineoplásica.

O controle da pressão arterial pode ser feito por meio da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), que auxilia no diagnóstico e tratamento da hipertensão. Além disso, o doente precisa ficar atento para a necessidade de mudanças em seu estilo de vida, como a prática de atividade física, adoção de dieta balanceada e controle do estresse.

“A prevenção da hipertensão e suas complicações começam antes do início da terapia antineoplásica, com o oncologista e o cardiologista identificando o perfil cardiovascular para que, posteriormente, decida-se sobre qual a melhor forma de tratamento. Esse esforço é constante e a monitorização precisa ser realizada regularmente”, afirmou a especialista.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados