Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

30/06/2021 08h49

Pessoas com câncer não podem deixar de se vacinar

É importante observar se já está no tempo de renovar algum imunizante

Ilustrativa

As vacinas são consideradas por especialistas a melhor alternativa para o combate a doenças, muitas delas podendo evoluir para o óbito, ou causas sequelas irreversíveis. O Brasil é o país reconhecido por suas qualificadas campanhas de imunização, que vem, ao longo dos anos, extinguindo doenças que antes causavam sérios danos à saúde pública.

A exemplo do sarampo, que, recentemente, voltou a ser notificado no país, na região Norte, mas que antes o vírus havia sido extinto após o cumprimento de todos os objetivos da campanha. Esse é um bom exemplo que demonstra o poder das vacinas e o quanto elas podem ser benéficas quando utilizadas em prol da qualidade de vida.

A médica oncologista Patrícia Amorim explica que não há impedimentos para a administração dos imunizantes em pessoas que estão em tratamento contra o câncer, mas recomenda que o especialista, o que está acompanhando o caso, seja consultado. Para ela, o benefício do uso da vacina é maior que o risco de não a utilizar.

“Mas atenção ao momento certo da vacinação. É recomendável que seja antes do primeiro ciclo de quimioterapia. A radioterapia também não impede, apesar de diminuir as defesas. É importante lembrar que as vacinas disponíveis são feitas por vírus inativos, um ponto a favor para todos. Entretanto, é indispensável a orientação do médico oncologista”, afirmou a médica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza mais de 20 imunizantes contra dezenas de doenças. Atualmente, as campanhas contra a Covid-19 e o Influenza estão sendo as mais lembradas, entretanto é importante também observar no cartão de vacinação se já está no tempo de renovar algum imunizante. 

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados