Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

01/09/2021 12h39

O Câncer Colorretal é tratável e curável ao ser detectado precocemente

Por isso a importância de check-ups oncológicos e a adoção de hábitos preventivos

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse tipo de neoplasia é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectada precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Os fatores de risco estão relacionados à idade igual ou acima de 50 anos, ao excesso de peso corporal, à alimentação não saudável, aos fatores genéticos, à exposição à radiação ionizante, ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC).

A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar o tumor na fase inicial e possibilita maior chance de tratamento bem sucedido. Ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados