11/02/2022 15h48

Muito antes da pandemia, Oncoclínica já seguia protocolos de biossegurança

Isso deu segurança aos pacientes para continuar com os tratamentos oncológicos

"O importante é não deixar de acreditar que vamos vencer juntos”, Dra. Patrícia Amorim

Quando a pandemia de Covid-19 chegou, o risco de se contaminar com o vírus espantou muitos acometidos pelo câncer dos consultórios, o que prejudicou o tratamento e todo o processo de cura.

Na Oncoclínica, a orientação dada para todos os pacientes, com a divulgação das primeiras pesquisas sobre o SARS-CoV-2, foi de que não larguem o tratamento e confiem nos cuidados que a equipe multidisciplinar já reforçava para evitar a disseminação do vírus.

Com esse esforço, mesmo com a chegada de variantes, e até com o vírus da Influenza fortalecido, os serviços continuam sendo realizados sem dificuldades relacionadas à pandemia. O uso da máscara, a higienização das mãos e a diminuição do fluxo de pessoas na clínica são ordens dadas diariamente.

“Além disso, estamos com uma psicóloga para cuidar da saúde mental e treinamos toda a nossa equipe para poder esclarecer dúvidas e mostrar que a biossegurança já estava inserida em nossas ações. O importante é não deixar de acreditar que vamos vencer juntos”, afirmou a diretora médica, Patrícia Amorim.

É válido reforçar que, se um paciente com câncer apresentar sintomas gripais, é importante que informe ao seu médico oncologista antes mesmo de procurar o pronto-atendimento. Essa comunicação pode fazer toda a diferença no tratamento de ambas as doenças.