Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

20/07/2022 10h16

Tendência de aumento do número de casos de câncer de intestino exige estratégias de prevenção

Para os pesquisadores do INCA é preciso investir na detecção precoce pode reduzir incidência e mortalidade

INCA
No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população.

Quase 30% de todos os cânceres colorretais (cânceres de intestino) podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. Essas ações preventivas são importantes para redução de casos e mortes, para a manutenção da produtividade laboral e para a redução dos gastos públicos com o tratamento do câncer de intestino.

No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. 

Mantida essa tendência, a estimativa é que até 2030 o número de casos aumente três vezes em homens e quase três em mulheres.

Além da prevenção, a detecção precoce  - que procura, no rastreamento, reduzir a incidência e mortalidade e, no diagnóstico precoce, aumentar a sobrevida dos pacientes – também tem muitos desafios. Entre os fatores essenciais para garantir sua eficácia estão a capacidade instalada e os recursos humanos, que é um planejamento, no mínimo, de médio prazo.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2022. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados