23/02/2023 06h22

Dieta balanceada é uma importante aliada na prevenção e tratamento do câncer

Também é primordial que os alimentos sejam devidamente higienizados e condicionados

Imagem Ilustração

Essencial para pacientes com câncer, a alimentação adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a resistência às terapias e melhora a qualidade de vida. O nutricionista, nesse contexto, assume um papel de destaque, pois ele ajuda o seu paciente a selecionar os melhores alimentos, ajustando a dieta às suas necessidades.

“Além disso, o tratamento do câncer pode exigir desafios nutricionais, como perda de apetite, náusea, vômito, alterações gustativas e mudanças no metabolismo. E, ainda, os medicamentos podem causar efeitos colaterais que afetam a absorção de nutrientes”, comentou a nutricionista Jackeline Cunha.

Para superar esses desafios, a Oncoclínica conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada que faz a diferença no tratamento do câncer, pois ela acompanha a evolução do caso, identificando possíveis problemas e ajustando detalhes do tratamento que podem gerar melhores resultados.

“É recomendável que o acompanhamento nutricional comece logo após o diagnóstico do câncer e que continue durante todas as etapas do tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante, imunoterapia, entre outros. Com uma dieta adequada, o paciente tende a ter uma resposta mais positiva às intervenções terapêuticas, com menos efeitos colaterais. Além disso, ajuda a prevenir a síndrome chamada de caquexia, que afeta até 80% dos pacientes com câncer avançado. A caquexia é caracterizada por perda de tecido adiposo e muscular, associada a um processo inflamatório sistêmico, resultando em perda de massa corpórea”, explicou a nutricionista.

É crucial assegurar que tudo o que o paciente consuma esteja completamente limpo. Os tratamentos médicos podem afetar o sistema imunológico, deixando o doente mais vulnerável às infecções. Desse modo, se os alimentos não estiverem devidamente sanitizados, eles podem conter microrganismos que podem causar infecções alimentares.

“É importante avaliar a maneira da preparação dos alimentos de acordo com as possibilidades do paciente. Para tornar a mastigação e deglutição mais fáceis, opte por pratos suaves, condimentos naturais, como purês, sopas, mingaus, pudins, gelatina, carne triturada etc. Em casos mais graves, é aconselhável escolher alimentos líquidos, triturados, frios, gelados ou na temperatura ambiente e até entrar com Suplementação Alimentar”, orientou Jackeline Cunha.