Acompanhe nas
redes sociais:
Facebook Instagram

Notícias

05/11/2019 11h08

Novembro Azul - Fique atento ao câncer de próstata

O exame do toque ainda é a melhor forma de previni-lo

Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata é o responsável por 10% de todos os casos de câncer no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2013, só no Brasil, cerca de 14 mil homens morreram da doença e a estimativa de novos casos ao período de 2014/2015 é de 68.800.

Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata tem uma maior incidência em pessoas com idade acima dos 50 anos e não tem um principal meio de prevenção. A prevenção é dada por uma série que atividades e estilo de vida que trazem diversos benefícios para saúde. Ter o hábito de fazer exercícios físicos por no mínimo 30min ao dia, junto a uma alimentação saudável à base de frutas, verduras, rica em nutrientes e com menos gordura animal, podem diminuir o risco da doença. Histórico familiar do câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar de 3 a 10 vezes as chances de adquirir a doença.

Sintomas como dificuldade e/ou excesso de urinar podem indicar vestígios desse tipo de câncer. Nos casos mais extremos, em uma fase mais avançada, a doença pode originar dores ósseas, insuficiência renal e até infecção generalizada. Geralmente, assim como a grande maioria dos cânceres, na fase inicial o problema tem crescimento silencioso, não indicando grandes sinais perceptíveis. Por isso a necessidade de uma rotina de cuidados com a saúde, para que quando mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de cura.

Oncoclínica | Centro de Tratamento Oncológico

Endereço:

Rua José Freire Moura, nº 45

Ponta Verde - Maceió-AL

 

Telefones

82 3231-5754 / 3327-4659

 

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 18h

 

Dra. Patrícia de Araújo Amorim

Diretora Técnica Médica

CRM/AL 2710 / RQE 1109

© Copyright 2021. Oncoclínica Maceió.
Todos os direitos reservados